domingo, 9 de janeiro de 2011

I Hack’n Rio: o maior evento de SL do Rio de Janeiro





“Ano novo, vida nova”. 2011 chegou, e com ele uma expectativa a respeito do que irá acontecer de excitante este ano. 2010 foi um ano de descoberta do potencial que as comunidades de Software Livre têm de promover eventos no estado do Rio. Teve a ousadia de levar eventos para Campos e Duque de Caxias (até com a presença do MadDog), tem a frequência semanal do Coding Dojo, a flexibilidade dos OpenSpaces, e as belas novidades da ArduInRio e Android In Rio.
Aproveitando toda essa força e união, a SL-RJ (Comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro), em conjunto com as comunidades ArduInRio, Android In Rio, DojoRio, PHP Rio, PythOnRio, Rio.pm, RioJUG, RubyOnRio e Ubuntu-RJ, vem apresentar o I Hack’n Rio! Apesar da palavra “hacker” atualmente estar associada a uma pessoa que explora falhas de segurança em computadores e tenta prejudicar outros, no sentido original da palavra, ela designa alguém que é profundo conhecedor de algum assunto e utiliza maneiras criativas de resolver problemas. Por isso, o Hack’n Rio não é um encontro de usuários malignos de computador, mas sim de profundos estudiosos de computação, mais especificamente software livre, e pessoas que estão buscando este conhecimento.
A idéia do Hack’n Rio surgiu quando os entusiastas de diversas comunidades de Software Livre se encontravam nos eventos promovidos pelo nosso estado, e sempre chegavam a uma mesma conclusão: está na hora de convergir. Convergir todos os eventos específicos de cada comunidade em um só grande evento, falar e fazer sobre tudo que se vê de novidades em cada tecnologia livre adotada em nosso estado.
O grande diferencial deste evento é que ele está sendo feito por todas as comunidades. E isto quer dizer que não há a centralização de tudo numa comissão organizadora só, mas sim a distribuição da organização. Cada comunidade contribuinte terá seu espaço no evento, para utilizar do melhor jeito que a mesma souber fazer.
O nosso objetivo é realizar um evento de elevado grau técnico onde todos os participantes tenham oportunidade de aprender como as tecnologias livres funcionam a fundo e também como contribuir para sua evolução. Por isso, planejamos a seguinte estrutura:

* Quando? 8 e 9 de abril de 2011
* Onde? Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão
* Quantas palestras? 28
* Quantos mini-cursos? 8
* E o que mais? Muita mão na massa com 2 salas abertas para hackfests, como Arduino Hack Day!

Você faz parte de uma das comunidades de software livre do estado? Então você também é parte do Hack’n Rio! Ajude a tornar o evento um sucesso procurando por patrocinadores, buscando por conteúdo relevante e chamando pessoas que fazem as coisas acontecerem – seja construindo coisas novas, seja contribuindo com projetos já existentes. Algumas sugestões:

* Patrocinadores: empresas que usam software livre e querem contribuir para sua evolução; empresas prestadoras de serviço ou desenvolvedoras de softwares livres que querem encontrar talentos para contratarem (as empresas podem até mesmo fazer uma espécie de “O Aprendiz” e oferecer vagas de empregos, se desejarem) e divulgar seu nome e serviços.
* Conteúdo: não pense só em palestras e mini-cursos, pois isso temos em qualquer evento. Pense em encontros técnicos para correções de bugs ou desenvolvimento de novas aplicações ou novas funcionalidades para aplicações já existentes.
Programem-se! Logo abriremos chamadas de trabalhos, inscrições e divulgaremos a programação. Portanto fique ligado no feed RSS e no nosso twitter. Ajude o Hack'n Rio a crescer: encontre patrocinadores e divulgue conosco!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More