sábado, 16 de abril de 2011

Código de Conduta dos Ubunteiros

Código de Conduta dos Ubunteiros

Este Código de Conduta cobre o seu comportamento como um membro da Comunidade Ubuntu, em qualquer fórum, lista de discussão, wiki, site, canal de irc, install-fest, encontros públicos ou correspondências privadas. O Conselho da Comunidade do Ubuntu irá arbitrar em qualquer discussão sobre a conduta de um membro da comunidade.
Considere. Seu trabalho será utilizado por outras pessoas, e você por sua vez irá depender do trabalho de outros. Qualquer decisão que você tomar, afetará usuários e colegas, e esperamos que você leve em consideração essas consequências quando for decidir algo. Por exemplo, quando estivermos em um "congelamento do adicionamento de recursos", por favor, não faça o envio excessivo de novas versões de softwares críticos, pois as outras pessoas estarão testando o "sistema congelado" e não estarão esperando por grandes mudanças.
Respeite. A Comunidade Ubuntu e seus membros tratam uns aos outros com respeito. Todos podem fazer uma contribuição valiosa ao Ubuntu. Nós podemos não concordar sempre, mas discordância não é desculpa para mau comportamento e maus modos. Podemos todos experienciar alguma frustração às vezes, mas não podemos permitir que essa frustração se torne um ataque pessoal. É importante lembrar que uma comunidade onde as pessoas se sentem desconfortáveis ou ameaçadas não é uma comunidade produtiva. Nós esperamos que os membros da comunidade Ubuntu sejam respeitosos quando estiverem lidando com outros contribuintes, tanto quanto com pessoas fora do projeto Ubuntu, quanto com seus usuários.

Colabore. Ubuntu e Software Livre são símbolos de colaboração e trabalho em equipe. Colaboração reduz a redundância do trabalho feito no mundo do Software Livre, e aperfeiçoa a qualidade dos programas produzidos. Você deve ter como objetivo colaborar com outros mantenedores Ubuntu, assim como com a comunidade diretamente envolvida que está interessada no trabalho que você faz. Seu trabalho deve ser feito de forma transparente e as correções do Ubuntu devem ser enviadas de volta à comunidade quando forem feitas, e não apenas em lançamentos da distribuição. Se você desejar trabalhar em novo código para projetos existentes, pelo menos mantenha esses projetos informados sobre suas idéias e seu progresso. Pode não ser possível chegar a um consenso com o projeto ou mesmo com seus colegas sobre a implementação correta de uma idéia, portanto não se sinta obrigado a ter esse entendimento antes de começar. Pelo menos mantenha o mundo ao redor informado sobre seu trabalho, e publique-o de uma forma que permita as pessoas de fora testarem, discutirem e contribuírem aos seus esforços.
Quando discordar, consulte os outros. Divergências, tanto políticas quanto técnicas, acontecem em todas as equipes e a comunidade Ubuntu não é uma exceção. O ponto principal não é evitar divergências ou diferentes pontos de vista, mas resolvê-los construtivamente. Você deve se voltar à comunidade e o seu processo para buscar conselho e resolver divergências. Nós temos o Quadro Técnico e o Conselho da Comunidade e ambos irão ajudar a decidir o rumo do Ubuntu. Existem também várias Equipes de Projetos e Líderes de Equipe, os quais poderão estar habilitados a ajudá-lo a compreender qual direção será mais aceitável. Se você deseja realmente seguir um caminho diferente, nós o encorajamos a fazer uma distribuição derivada ou conjunto alternativo de pacotes usando o Ubuntu Package Management framework. Assim, toda a comunidade pode testar suas alterações e idéias por si própria e contribuir com a discussão.

Quando estiver incerto, peça ajuda. Ninguém sabe tudo e não se espera que ninguém seja perfeito na comunidade Ubuntu (exceto, é claro, o SABDFL). Pedir ajuda evita muitos problemas pelo caminho, então perguntas são encorajadas. Aqueles que são questionados devem ser compreensivos e atenciosos. Entretanto, ao fazer uma pergunta, deve-se tomar cuidado para fazê-la em um fórum apropriado. Questões fora do tema, tais como pedido para ajuda em uma lista de e-mails de desenvolvimento, causam prejuízos às discussões produtivas.
Se demita com consideração. Desenvolvedores em todos os projetos vêm e vão, e no Ubuntu não é diferente. Quando você deixar ou se desengajar do projeto, integralmente ou em parte, nós pedimos que você o faça de maneira a minimizar descontinuidades no projeto. Isto significa que você deve avisar as pessoas apropriadas que você está saindo e realizar as etapas apropriadas para garantir que os outros possam continuar.
Referência do site: http://www.ubuntu-br.org/comunidade

E depois as pessoas não sabem por que eu uso o Ubuntu, educação e software livre de mãos dadas sempre, lol

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More