quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Windows 8 pode bloquear Linux



Enviado por luisnassif, qua, 21/09/2011 - 09:46
Por foo

Microsoft pode "proibir" o Linux a partir do Windows 8

O desenvolvedor (atualmente na Red Hat) Matthew Garrett escreveu um breve e interessante artigo sobre as consequências para o Linux (e outros sistemas operacionais não-Microsoft) causadas pelo modo "secure boot" que a Microsoft vai exigir nos computadores candidatos a receber seu selo de aprovação para o Windows 8.

Essencialmente elas estarão em uma situação que hoje é comum a smartphones populares: se elas vierem com o Windows 8, para instalar outro sistema operacional será necessário ter autorização explícita (na forma de uma assinatura criptográfica) do fabricante do equipamento, da Microsoft ou de alguém mais em poder da chave ou da delegação de assinar – ou recorrer a jailbreaks e similares, como no iPhone e em vários celulares da turma do Android.

http://br-linux.org/2011/linux-x-modo-secure-boot-dos-computadores-feito...

Em outras palavras: quem comprar um computador com Windows não poderá mais testar sistemas operacionais alternativos.

Aproveitem para instalar o Linux... enquanto podem:


http://www.linuxmint.com/download.php

copiado daqui :http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/windows-8-pode-bloquear-linux


Pros inocentes de plantão, não há nada demais em usar os produtos da microsoft, mas até que ponto vai o direito da microsoft e onde começa o meu? Será que eu não devo ousar escolher usar as duas plataformas? Minha escolha é pessoal, e vivo bem sem os produtos da microsoft, mas se eu comprar um pc com o oito será que vou poder escolher alguma coisa?
vejo muitas trollagens de ambos os lados, mas no meio desse tumulto tem muita gente boa, que só quer usar o seu pc do jeito que bem entende, não vou nem entrar no merito da pirataria, que eu não apoio, e ainda tenho minhas licenças microsoft em casa, só prefiro não usa-las, não vejo nenhuma diferença em usabilidade, que me faça querer usar um office 2010 ou o seven, não tenho a minima curiosidade em experimentar o oito, mas provavelmente em algum momento terei que usa-lo; também acredito que não vai ser a oitava maravilha do mundo, usualmente os grandes clientes ainda estão usando o xp e devem ainda levar algus anos pra começarem a sair dele, por que? Usar o seven não é tão fácil assim como se fala, basta olhar as bancas de jornal e vai achar dezenas de publicações dedicadas a esclarecer os misterios do seven ou do office 2007/2010 o que essas publicações tem em comum? Centenas de páginas, ora se uma coisa é tão fácil ou intuitiva não bastaria um pequeno folheto ou nenhum? Ou seja parafraseando Mao Ze Dong: "A microsoft é um tigre de papel" e bota papel nisso, alguém lembra da imagem da documentação do seu padrão aberto de documentos o Open XML?

É  só isso ai,
Abraços a todos e até o próximo post

1 comentários:

Máquinas com Windows 8 não poderão ter Linux / Maquinas do João Lellis não terão windows nunca (já não tem mesmo)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More