segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ubuntu 11.04 e Unity em um Acer Aspire One

bom dia,

Hoje faz um mês que estou usando o ubuntu 11.04 com o Unity no meu netbook,  resolvi fazer isso agora para ter uma visão de como será o 11.10, que será a minha versão padrão em meus pc's, tradicionalmente eu nunca uso as .04 mas com todas essas mudanças eu preferi ver como a coisa se comporta, minhas impressões são que o sistema está bem melhor do que a versão anterior, o meu leitor interno de cartões desta vez funcionou sem nenhum problema, no 10.10 mesmo com todos os tutoriais que encontrei pela internet, não consegui fazer com que ele funciona-se.

Algumas coisas, ainda não me conquistaram, outras nem considero mais, passada a instalação do sistema, cumpri meu ritual de instalar meus programas favoritos e remover aqueles que não me agradam, alguns ajustes ainda tenho que fazer manualmente, principalmente o tamanho das janelas dos programas que ultrapassam as dimensões da tela e não se conseguem ver todos os botões em várias delas, uma solução que ainda uso é manter a fonte Liberation Sans como padrão de todas as janelas, com tamanho de 7 para aplicativos e 8 para todas as outras janelas, outro recurso é o uso do seletor de cores para gnome, ele pode ser achado na central de programas, ele pode ser configurado na aba painel e escolher o perfil compactar e clicando em aplicar, isso vai reduzir a altura da janela consideravelmente, conforme janela aberta abaixo.

  
Quanto ao Unity em si, ainda tenho minhas reservas quanto a sua estética e instalei o painel antigo e o cairo dock, que é minha dock favorita, usando o compiz consegui reduzir o tamanho da dock do Unity para 32 px que é o tamanho mínimo, ainda tenho problemas com ela ao arrastar algum arquivo para alguma pasta no painel lateral do Nautilus, pois a dock se sobrepoẽm ao Nautilus, mas alargando o painel lateral e diminuindo a dock se consegue realizar a operação, será preciso melhorar muito a estética desta dock, pois é muito engessada e não aproveita nada dos avanços de todas as outras dock's que já existem, sejam em funcionalidades ou beleza, sei que a proposta é que seja uma transição para os monitores touchscreen, mas dai a terem essa aparência congelada, não me agradam nem um pouco, principalmente em não se poder mudar ou escolher onde a dock vai aparecer, nunca usei minhas dock's deste lado, e prefiro que elas fiquem na parte inferior do monitor, exatamente onde está a dock que uso.

Quanto ao conky que já venho usando a algum tempo encontrei uma versão muito legal no deviam art: conkyBlondie, na verdade quem me mostrou foi o @wendell_silva que compartilhou uma imagem no twitter.





Essa é minha área de trabalho atual, uma outra dica, para quem costuma logar direto, e tem encontrado dificuldades em usar os acentos gráfico de nossa língua, basta configurar a tela de login para selecionar o usuário ao entrar e lá mudar o idioma padrão do teclado para Brasil, depois disso abra a tela de login de novo e deixe do jeito que preferir, o teclado vai ficar em português normalmente como deveria ser.

Abraços a todos e até o próximo post,






0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More