Revista BrOffice

Arquivo de edições da Revista BrOffice.org

A Revista BrOffice.org é a revista eletrônica do BrOffice.org. A Revista é bimestral e traz informações sobre OpenOffice.org internacional, ODF, entrevistas com pessoas de destaque da comunidade, reportagens inéditas e especiais, além de dicas, tutoriais, cultura e muito mais.
Colabore!
Críticas, dúvidas, sugestões e elogios, envie uma mensagem para revista@broffice.org
Quer fazer parte do time de colaboradores, escrevendo artigos, dicas, tutoriais, corrigindo textos, revisando, diagramando? Mande email se colocando à disposição:
revista@broffice.org

A Revista BrOffice.org está fazendo uma pesquisa para saber o perfil do nosso leitor e também se gostaria de receber a revista impressa em casa apoiando assim o projeto e a comunidade. Quem se interessar e só acessar o site da pesquisa: http://pesquisas.broffice.org/index.php. Agradecemos o apoio mais uma vez!!

Acompanhe a revista no Twitter: twitter.com/revistabroo
CAPA Revista 13 RB 13 | BrOffice.org - Comunidade se prepara para o fisl11

O assunto centro das atenções do universo tecnológico desse mês é o fisl11. O Fórum é um marco na história da comunidade BrOffice.org. Foi durante a sexta edição do evento que o projeto brasileiro se tornou uma organização formal, com a assinatura da ata de fundação da ONG. Na matéria principal dessa edição você poderá ler desde as origens do fisl até os desafios que o software livre enfrenta ou ainda deve enfrentar. Há também um texto sobre a história do teclado qwerty, uma herança das antigas máquinas de escrever. Ainda nessa edição, inauguramos uma nova seção. Dicas curtas tem o objetivo de levar aos leitores pequenas doses de conhecimento sobre as funcionalidades do BrOffice.org, a fim de tornar o dia a dia dos usuários mais produtivo.
Boa leitura! Participe: envie críticas e sugestões para revista(a)broffice.org.

Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA Revista 12 RB 12 | BrOffice.org - Inclusão Digital - A Escola do Futuro

O reconhecimento do BrOffice.org para a inclusão social e a participação brasileira na comunidade internacional são as marcas da edição 12. O tema central, na reportagem de Luiz Oliveira sobre a Escola do Futuro, mostra iniciativas de inclusão digital e como elas podem transformar a realidade ou pelo menos mentalidades. Também esta edição vai além das fronteiras do país, através de entrevista com o diretor administrativo financeiro da BrOffice.org, Olivier Hallot, recentemente eleito conselheiro da comunidade OpenOffice.org internacional. Mas a Revista BrOffice.org não ficou de fora do clima de Copa do Mundo, momento especial para a maioria dos brasileiros. Na seção Escritório Aberto, documentos elaborados especialmente para quem não quer perder um só lance do mundial, unindo torcedores do futebol e entusiastas das tecnologias livres.
Boa leitura! Participe: envie críticas e sugestões para revista(a)broffice.org.

Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA Revista 11 RB 11 | BrOffice.org - IV Encontro Nacional BrOffice.org

O planejamento desta edição da Revista BrOffice.org, que tem como premissa ser uma publicação temática, iniciou com um foco: dar ao leitor uma visão abrangente sobre o IV Encontro Nacional BrOffice.org. Mas, uma grande novidade impactou a comunidade: a Petrobras iniciou a implantação do BrOffice.org em 90 mil máquinas da entidade, contemplando cerca de 100 mil usuários. O assunto é tema de reportagem que a Revista BrOffice.org traz com exclusividade aos leitores. Além da matéria de capa e da reportagem completa sobre a implantação do BrOffice.org na Petrobras, o leitor está convidado a ler o artigo do cientista social Maiko Rafael Spiess; uma entrevista reveladora com o Professor Gilberto Gomes de Figueiredo do Senai-MT e muito mais. Boa leitura! e Não deixe de nos enviar suas críticas e sugestões para que possamos melhorar ainda mais a nossa Revista: revista(a)broffice.org.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA Revista 10 RB 10 | BrOffice.org - Sustentabilidade de Projetos Open Source

O caminho continua a ser percorrido com naturalidade. Sim, porque é natural que o caminho seja tortuoso, inóspito, e muitas vezes, nos pareça intransponível. Aprendemos que sempre há uma saída. É o que demonstra o excelente artigo de Wallace Souza: uma saída para que possamos incluir o BrOffice.org nos planejamentos de cursos nas empresas estatais, públicas ou privadas. Na seção Como Nós o destaque vai para o Grupo de Usuários BrOffice.org São Paulo com saídas para organizar Encontros Estaduais e mobilizar um grande número de usuários e instituições. Na reportagem de capa, boas notícias para o mercado de TI no Brasil e no mundo em 2010. Boa leitura!
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA Revista 9 RB 09 | BrOffice.org nos municipios Brasileiros

Experimente um momento de reflexão com o excelente artigo de Fernando H. Leme mostrando as vantagens da migração para software livre e BrOffice.org em órgãos públicos. Na reportagem principal, Rochele Prass nos traz informações precisas e atuais dos municípios brasileiros que passaram por migração recente para software livre e BrOffice.org, além de análises, gráficos e entrevista que não deixam dúvidas sobre a importância e aceitação da suite BrOffice.org nas instituições brasileiras que em muitos casos passam primeiro pelo BrOffice.org antes de fazer uma migração total. Na seção Como Nós, Willian Colen faz um breve relato histórico e atualiza o processo de produção do CoGroo. E ainda, dicas e tutorial para o leitor que quer se aprofundar no uso diário do BrOffice.org. Boa leitura!
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA BrOffice.org ZINE8 BZ 08 | Desenvolvimento do BrOffice.org

Conheça o processo de desenvolvimento do OpenOffice.org e BrOffice.org, através das entrevistas de Caio Tiago, falando do controle de qualidade no projeto internacional e as exceções no país, e Giuseppe Castagno, falando sobre seu trabalho de desenvolvimento do PDF/A.
Além disto, nesta edição você também acompanha um texto muito bem humorado de Marcos Silva, explicando o que é formato de arquivo e como este "pequeno detalhe" pode afetar a vida do usuário comum e os impactos no processo nosso de cada dia junto à ferramentas de escritório. E falando de usuário final, Síncero Zeferino nos trás mais alguns ótimos modelos de documentos do projeto Escritório Aberto, como modelos de atas e recibos de pagamento autônomos (RPA).
Por fim, os nossos tradicionais tutoriais e dicas, mostrando cada vez mais as potencialidades do BrOffice.org. Confira!

Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA BrOffice.org ZINE7 BZ 07 | Educação e Inclusão Social - com BrOffice.org

O caso de sucesso do projeto Casa Brasil, promovido pelo Governo Federal, um marco na ação de combate à exclusão digital no país. Na mesma linha, segue o exemplo do Paraná, que adotou em toda sua rede pública de ensino o uso do BrOffice.org como ferramenta de escritório nos laboratórios de suas escolas.
Além disto, tem um excelente artigo sobre assinatura digital, explicando o que é e o funcionamento, trazendo uma visão prática desta tecnologia com o BrOffice.org junto com uma visão legal do uso do certificado digital.
Veja também as dicas e tutoriais sobre uso de notas, campos, calendário e formatações. E neste mês, acompanhe mais alguns modelos do Escritório Aberto, trazendo modelos de documentos para o seu dia-a-dia.
Por fim, acompanhe tudo q foi notícia no Brasil e no mundo com o resumo do mês.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA BrOffice.org ZINE6 BZ 06 | Comunidades - A força da união

O caso de sucesso da CEAL – Companhia Energética de Alagoas, e sua bem sucedida migração para o BrOffice.org. Você vai ver que o processo não é tão terrível quanto o pintam; que basta interesse, dedicação e trabalho em equipe para se realizar um trabalho de grandes proporções como o realizado na CEAL.
Veremos também que, ao contrário do que tem se falado, o ODF está sim, pronto e maduro o suficiente para ser utilizado em ambiente corporativo.
A realidade do OpenOffice.org sob os aspectos histórico, cultural, político e econômico, bem como os impactos que esta adoção tem trazido ao povo da Galícia.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf
CAPA BrOffice.org ZINE5 BZ 05 | II Encontro Nacional BrOffice.org

Este foi um evento de cunho e abrangência nacional para a interação com o corpo de desenvolvimento do projeto, promovendo a integração de usuários de TIC através de palestras técnicas apresentando o produto, a linha de desenvolvimento, as vantagens e desvantagens, além de casos de sucesso na migração. O evento contou com um público de diretores de empresas, gerentes de TI, técnicos de informática, estudantes, acadêmicos, usuários de aplicativos de escritório e a comunidade em geral, além da equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org/BrOffice.org no Brasil e países participantes.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf

CAPA BrOffice.org ZINE4 BZ 04 | Inclusão Digital com o BrOffice.org

Para brindar este mês de novembro, temos o retorno do BrOffice.org Zine, com novos colaboradores e com energias renovadas para avançar nas espectativas deste projeto, como a integração com os amigos dos outros países para a sua tradução, além de contar com mais seções para as futuras edições.
Marcelo Massao relata o seu caso de sucesso utilizando o BrOffice.org no projeto de inclusão social na prefeitura de sua cidade, Silva Jardim, no Rio de Janeiro
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf





CAPA BrOffice.org ZINE3 BZ 03 | OpenOffice.org Conference 2006

Anualmente, é feito um evento destinado à integração entre os desenvolvedores ao redor do globo, chamado OpenOffice.org Conference - OOoCon - para conhecer melhor o trabalho dos diversos projetos que acontecem dentro do universo OpenOffice.org. Este ano, entramos na quarta edição deste evento.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf





CAPA BrOffice.org ZINE2 BZ 02 | OpenDocument Format - ODF

O que pode parecer mais uma sigla no mundo da tecnologia, na verdade é a chave para a solução de um problema que tem incomodado usuários, empresas e entidades governamentais durante as últimas décadas: Interoperabilidade entre arquivos de escritório. Um exemplo deste tipo de problema e de suas consequências foram as dezenas de vítimas do Tsunami na Ásia que morreram esperando por auxílio, enquanto as autoridades se debatiam com problemas de falta de interoperabilidade na troca de documentos com pedidos de ajuda humanitária.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf



CAPA BrOffice.org ZINE1 BZ 01 | A Saga do BrOffice.org

O BrOffice.org, diferente do que muita gente imagina, não é um “fork” (derivação) do projeto internacional OpenOffice.org, mas sim, sua comunidade brasileira. O BrOffice.org surgiu da necessidade de proteger a comunidade de desenvolvedores e usuários dos problemas de marca, e acabou por caracterizar o mais brasileiro dos projetos comunitários no país, devido a sua constante busca por adequar o produto para nossos usuários.
Baixe a edição completa:

Arquivo em *.pdf

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More