segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Softwares educacionais no ubuntu I Régua e Compasso

O Régua e Compasso é um software livre, de autoria de René Grothmann (professor da Universidade Católica de Berlin, Alemanha), disponível, em português, no endereço eletrônico

É um software mulitplataforma, isto é roda em diversas plataformas como Microsoft Windows©, Linux, Macintosh©, etc.
É um programa de Geometria Dinâmica, isto é, sua função é possibilitar o trabalho com construções geométricas que podem ser alteradas movendo um dos pontos básicos, permitindo
a preservação das propriedades originais. Dessa forma, permite explorar diversos aspectos relativos à Geometria Plana Euclidiana e à Geometria Analítica.
Ao abrir o software, visualizamos a seguinte tela:


Nela podemos observar duas janelas (Figura 1): a Lista de Objetos (à esquerda) e a Janela Geométrica, na qual são feitas as construções (à direita). A Lista de Objetos pode ser fechada, clicando, com o botão esquerdo do mouse, em Configurações, no menu principal, e, a seguir, em Lista de Objetos, desativando-a. Cada objeto visualizado na Janela Geométrica tem sua representação algébrica mostrada na Lista de Objetos. 

A interface apresenta, além das duas janelas mencionadas, o Menu Principal, a Barra de ícones e a Linha de Status, conforme indicado na Figura 1. Ao clicar, no menu principal, em Opções e, a seguir, em Modo Visual, desativando-o, a linha de status transforma-se em linha de entrada de comandos.

Mais informações neste canal do youtube, são 8 Tutoriais que dão uma boa base para o aprendizado:






Baixe uma apostila simples do Régua e Compasso.








2 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More