terça-feira, 27 de abril de 2010

novo ubuntu 10.04


 Novidades: mudaram o  tema básico, mudarão também de lado os botões de navegação minimizar, expandir e fechar, passando pro lado esquerdo, sai o gimp, fica o empathy, entram o Gwibber e do Pitivi.
O que  eu posso dizer apenas pelas imagens que vi e o que li em alguns fóruns só vou baixar o 10.04 no sábado e só irei instala-lo em minha maquina daqui a uns 2 ou 3 meses, prefiro que ele esteja realmente maduro antes de formatar minha maquina e instalar tudo o que uso de novo.

 10 coisas que eu já sei e posso falar sobre ele:

1 - Quanto a posição dos botões eu acredito que a maioria vai fazer com que eles voltem pro lugar correto. (nada contra a quem gostou da ideia, mas depois de milhares de anos usando o lado direito será como fazer uma viagem a Inglaterra e tentar dirigir um carro por lá, a direção lá é do lado contrário da nossa).

2 - No caso dos temas, não gostou basta baixar outros outros na gnome-look.

3 -  O empathy tá mas pra antipathy (e todo mundo acaba mesmo usando o amsn ou o emesene ou os 2).

4 -  Pitivi Esse me assustou ele não é lá essas coisas e estar saindo como padrão  é uma gigantesca bola fora o openshot dá de 1000 x 0, nele até porque o pitivi quase nem funciona.

5 - Fspot realmente eu nunca o usei pra edição de fotos pra isso eu uso o picasa, que além de corrigir e alterar minhas fotos ainda faz o upload direto em minha conta na web.

6 - Gimp eu realmente uso muito o gimp e o inkscape pra fazer banner e desenhos variados, uso também pra transformar arquivos pdf em imagens e edita-las ficar sem eles eu nunca vou ficar.

7 - Firefox esta quase querendo deixar de ser usado, a cada versão passa a consumir mais memória, no meu caso tenho só 1 giga e a navegação fica difícil, pena que o chrome ainda não acertou todos os detalhes, mas já estou usando-o,  ao menos aqui na minha maquina, passo mais de 50% da minha navegação no google crhome.
8 - Gwibber é um agregador de redes sociais e possivelmente vai fazer muito sucesso.

9 - Ubuntu Music Store - bom uma outra loja pra comprar música na internet, será que essa onda vai pegar?
O que me preocupa são as coisas que estão sumindo no ubuntu, vejam no 7.10  primeira distribuição que me atendeu plenamente, meu monitor lcd era perfeitamente reconhecido hoje ele aparece como crt e a frequência em 60 hz no caso de alguns jogos sempre baba, aposto que o openoffice não é o 3.2, a central de programas é outro retrocesso e depois de instalar o velho adicionar e remover pude comprovar isso pois no adicionar e remover tem muito mais programas e se pode instalar vários de uma vez só na central só um por vez( isso já no 9.10).

Enfim, em alguns casos parece a escalação da seleção brasileira, uns estão lá por que merecem os outros por lobby, nossa vantagem é que quem põem o time em campo somos nós e sempre podemos deixar de lado esses fanfarrões,
fui,

6 comentários:

Acho que você está equivocado, companheiro.
1- Não existe "lado certo" dos botões. O que existe é o lado que todo mundo se acostumou a usar, desde o Windows. Mas o Mac sempre teve os botões do lado esquerdo. Ora, se o Mac fosse o SO mais usado, o "lado certo" seria o esquerdo. O diferencial do Linux é que você pode colocar os botões do lado que quiser, inclusive no meio.
3- O Empathy é excelente! Muito melhor que o Pidgin. Só uso o Emesene (quando uso) quando quero entrar no protocolo msn, o que não faço quase nunca. Só tenho conversado pela conta do Google, e uso o Empathy para isso.
No caso do teu monitor, o problema não é do Ubuntu e sim de todas as mudanças que ocorreram no projeto Xorg a partir do 9.04. Com outras distros também foi assim. O Xorg que mudou.
Já a Central de Programas é um avanço, e não um retrocesso. É muito simples e fácil instalar programas com ela. E dá para se instalar mais de um programa desde o 9.10. Enquanto um programa é instalado, você pode navegar e instalar outros. Em todo caso, no Lineduc talvez a gente mantenha o gnome-app porque as pessoas já acostumaram.
Do mais, concordo contigo que o Openshot dá de 1000 a zero, e que o Gimp é essencial e não deveria ficar de fora. Eu também nunca usei o Fspot e costumo fazer pequenas edições com o Kolour Paint. Eu só não uso o Google Chrome e sim o Chromium.
Um abraço!

o que falei dos botões me referia ao fato de ter que se acostumar com a mudança, inclusive citei o exemplo dos carros ingleses, onde não só a direção quanto também a mão de direção fica no lado oposto, o que causa ao menos no inicio um desconforto e no caso dos carros pode causar vários acidentes, o empathy fica sem webcam e é quase impossível transferir arquivos nele, no adicionar e remover é ainda mais fácil instalar e se pode instalar várias coisas juntas, ao menos eu sempre fiz assim,inclusive ainda o uso e os aplicativos que aparecem na central não são todos sendo a lista do adicionar e remover muito mais extensa,
abraços

no caso do empathy ele até é melhor que o pidgin, porém perde feio pro emesene e pro amsn

Uma unica coisa errada... sei que com cada atualização os programas costumam ser incrementados ... no caso do FF é a mesma coisa e do proprio Ubuntu tbm cada vez vao pedir mais "maquina para roda-los" não adianta vc falar que algo é ruim ou nao se nao sabe o funcionamento deles e/ou nao os testou em maquinas mais atuais.
Ja no caso do ubuntu e programas tirados e postos na nova ATT era um rumo que o SO tinha que tomar , pois as vezes aquela "pá" de programas que vinham nele nao é utilizado pela maioria e as pessoas que gostam de um ou outro programa em especial pode dar um "apt-get" neles.
Enfim tente melhorar seus "testes" das versoes dos programas no qual quer escrever algo sobre eles e analize o que os desenvolvedores estariam propondo a fazer nas versões.
P.S : Não sou maniaco por Linux.
P.S2: Uso MacOS X (macbook).
P.S3: Uso para algumas coisas WinXP
P.S4: Para o quando estou no em casa uso Ubuntu no meu Desktop

Tenzen não vi nada errado em minha opinião, veja se o ff parece uma carroça e o mesmo não acontece com o chrome e isso tudo na mesma maquina, pode me conferir o direito de achar, realmente eu não sou técnico, que o chrome é melhor que o firefox, não me referi ao uso excessivo de memória do firefox como um problema que acontece só no meu pc, novamente não foi só eu que reclamei da saída do gimp e apesar de usar somente o o ubuntu com o gimp nunca abri o fspot e não tenho interesse em usa-lo, do mesmo modo que não como cebola ou jiló, minha critica mais profunda é quanto a permanência do empathy que é tão ruim quanto o pigdin, na verdade eu que leigo sou não consigo ver nenhuma diferença entre ambos e desde que deixei de usar o kurumim e o mercury venho usando o emesene e o amsn, alternadamente.

quanto ao fato de "melhorar meus testes" eu realmente não sou profissional e nem este blog se presta a isso, a minha proposta nesse blog é dar a opinião "minha" de usuário leigo que não tem nenhum compromisso com nenhum tipo de software e que usa Ubuntu diariamente é consegue sobreviver sem windows, mesmo não tendo nenhuma certificação e nenhum amigo, próximo ou distante que bote a mão nos meus pc's, para me ajudar a configurar a minha carroça, portanto a sua opinião esta publicada porém a mesma não vai alterar em nada do que eu disse ou tinha vontade de dizer se quizer ler um site sério que fala para profissionais de ti, esqueça o meu blog, ele é para pessoas que conseguem relaxar e dar algumas risadas apesar de usarem software livre

só pra esclarecer eu sou maniaco por muitas coisas minha esposa, minhas filhas, meu neto, flamengo minha igreja, inclusão social e software livre, não necessariamente nessa ordem, se posso ser tomado por xiita, por me recusar a instalar windows em qualquer maquina, mesmo que não seja minha, novamente digo que não sou profissional da área sou usuário e tenho orgulho disso tanto que os meus números de registro estão no blog,
saudações pinguinianas,

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More