terça-feira, 28 de dezembro de 2010

the code linux

Mostrando aqui mais um filme de Linux que eu recomendo: "The Code Linux"

Cartaz do filme


O documentário de 2001 inicia com o Richard Stallman fazendo uma bela analogia entre receitas gastronômicas e software livre, além de Eric Raymond explicando a cultura hacker. O filme conta também com depoimentos de personalidades como Alan Cox, John “Maddog” Hall, Dave Miller, Andrew Leonard, Eric Allman, Miguel de Icaza, Robert Young e muitos outros. Uma das partes que eu achei mais interessantes foi a mais focada em acompanhar o desenvolvimento de Linus Torvalds. A transformação de um cara introvertido e reservado em um líder carismático. Linus nasceu em 28 de dezembro de 1969. Depoimentos dos pais de Linus mostram que o ambiente de incentivo ao uso de tecnologias foi fundamental na formação do Linus: tanto o pai quanto o filho eram vidrados em tecnologia, segundo conta a mãe. Naquele tempo, segundo o pai, era muito mais fácil entender a essência do funcionamento do computador, pois este se apresentava muito mais simples e transparente, sem as distrações dos sistemas modernos.
A diferença do projeto do Linux para o GNU era que o primeiro não pretendia ser algo grandioso, como era o caso do GNU. A idéia de Linus era auxiliar os estudantes que não tinham condições de adquirir um computador com UNIX, sistema criado em 1969 pela AT&T e Bell labs, e que era caríssimo na época. Em 17 de setembro de 1991 Linus enviou para a rede a versão 0.01 do Linux, em uma época que a Microsoft dominava totalmente o mercado e Tim Berners Lee havia criado a World Wide Web. As reações a atitude de Linus começaram a aparecer em poucas horas. Antes de disponibilizar o sistema Linux, Linus tinha duas opções: distribuir gratuitamente ou vendê-lo. Ele jamais teria se tornado tão importante se não optasse pela primeira alternativa. A verdade é que a princípio Linus não desejava distribuir o Linux gratuitamente. Ele estudou muito tempo para tomar essa decisão e decidiu usar a licença GPL, para licenciar o Linux, porque havia usado um compilador com essa licença para compilar o Linux. A GPL foi criada em meados dos anos 80 pela Free Software Foundation. Este tipo de licença preza que se você alterar e melhorar um software sob ela, deve então disponibilizar o código e as melhorias gratuitamente para todos. (esse release foi extraido daqui.

Assista aqui ao filme:



Ou faça o download aqui.

Ubuntuieu esta a procura de filmes sobre linux, quem conhecer algum filme sobre o assunto me mande o nome do filme e se possível um link  para a gente divulgar, lembrando de sempre divulgar a fonte original do post, vamos lá pessoal partilhar o conhecimento!


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More