domingo, 26 de dezembro de 2010

INproprietário – O mundo do Software Livre

INproprietário – O mundo do Software Livre



Documentário muito interessante sobre software livre, fruto de um trabalho de conclusão do alunos Daniel Bianchi e Jota Rodrigo no curso de Comunicação Social na UNIFIEO.


O vídeo possui 32 minutos, e passa uma mensagem muito bacana sobre o conceito de Software Livre e seus mitos, além de uma ótima mensagem do Richard Stallman, fundador do projeto GNU.


“Isso é o que me fascina no software livre, a troca de informações, é você ter o direito de pegar um código, vê a necessidade de uma melhoria, fazer modificações e compartilhar suas ideias” Trecho do documentário, que mostra justamente a finalidade do software livre.



Softwares possuem donos. Para obtê-los, é necessário, na maioria das vezes, adquirir licenças de uso. O código-fonte, a receita do software, não é disponibilizado, o que impossibilita o acesso para consulta ou alteração dos programas. Mas nem sempre foi assim. Fruto do desenvolvimento científico, o software nasceu livre, e passaria a ser mercadoria somente nas décadas de 1970 e 1980, respaldado então pelo Copyright.

A oposição ao software proprietário surgiria no cenário da tecnologia sob idealização do hacker Richard Stallman, para resgatar a liberdade do compartilhamento de softwares e seus códigos-fonte. Era o Projeto GNU, a origem de um movimento do software livre. Com a grande contribuição de Linus Torvalds, nascia o GNU/Linux, o novo sistema operacional livre, e diversos outros softwares, à tentativa de universalizar o acesso compartilhado à tecnologia computacional..

“Na verdade eu não queria dinheiro por uma série de razões. Quando postei o Linux originalmente, senti que estava seguindo os passos de centenas de cientistas e outros acadêmicos. Pessoas que construíram seu trabalho apoiando-se em outros, apoiando nos ombros de gigantes, nas palavras do Sir Isaac Newton” Linus Torvalds

Parabéns aos autores, um ótimo projeto.

Daniel Bianchi – danielbianchi@gmail.com
Jota Rodrigo – jotarodrigos@gmail.com



Baixem ou assistam:
Vídeo (Megauplouad)
Vídeo (4shared)
Vídeo (You Tube)
Vídeo (vimeo)


Seja um ativista de software livre! Estimule o uso do software livre na sua escola, comunidade ou empresa. Participe desse movimento!
(post original do blog)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More