segunda-feira, 30 de abril de 2012

Usando e configurando uma iso com o Ubuntu-Builder


Vou postar aqui uma Parceira com o tuiteiro: @lw4z, boa leitura!

Muitas são as vezes que queremos mostrar a alguém as novidades do Linux, o quanto ele é poderoso e eficaz para tarefas do nosso cotidiano. Mas em muitos casos utilizar um live cd acaba sendo uma forma limitada de repassar para os outros as principais ferramentas que temos a disposição em nosso mundo Open Source, justamente por não conter todos os mais usados programas no nosso dia a dia.
Para nos livrar desses inconvenientes temos ferramentas que nos possibilitam “criar” nossa própria distro Linux a partir de um live cd convencional, acrescentando nela todos os principais aplicativos para que possamos repassá-las da melhor forma visual para outras pessoas.

A ferramenta que iremos conhecer é o Ubuntu-Builder.


Com uma interface limpa e objetiva temos várias opções para podermos modificar o ubuntu criando um live cd completo com codecs multimídia, ferramentas de edição de imagem e vídeo entre outras mais. O limite é a sua criatividade e conhecimento sobre softwares Open Source.

Vamos então a um tutorial básico e rápido:

Caso não tenha muitos conhecimentos você poderá utilizar o guia básico que ele oferece ao clicar em Wizard:


Seguindo os passos você encontrará uma forma bem intuitiva de modificar as coisas.
Para os mais curiosos vamos aos detalhes: 
Escolhendo a imagem iso no seu pc:


Em Settings você poderá modificar o idioma principal da distro e escolher se quer ou não o instalador do Ubuntu pelo Windows entre outras opções.



Modificando os repositórios (sources.list).

 

Na lateral esquerda você poderá colocar detalhes da sua Distro:


Para abrir um gerenciador gráfico temos o Synaptic a disposição:


Caso tenha bons conhecimentos sobre terminal, ele também está a disposição:


Para os mais conhecedores do Ubuntu poderemos também facilitar nossa vida adicionando pacotes que tenham sido baixado antes em nossa distro do principal para poder agilizar as coisas na customização.

Relembrando:
diretório dos pacotes do deb baixados pelo sistema:
/var/cache/apt/archives

você poderá copiar todos os arquivos que antes baixou no seu sistema principal e adicionados no diretório do Ubuntu-Builder para não precisar baixados todos novamente. O diretório do Ubuntu-Builder vai se encontrar na sua pasta /home juntamente com as pastas dos usuários do seu sistema:


copiando os arquivos para a pasta ubuntu-builder/FileSystem/var/cache/apt/archives, você poderá interagir com esses pacotes dentro da distribuição que está customizando.

Ao concluir sua customização clique em Build e aguarde. O tempo da criação da imagem iso dependerá da quantidade de programas que você incluir em sua distro.


Após o termino caso queira testar antes de gravar em uma mídia ou em um pendrive, clicando em Try ele abrira uma maquina virtual através do qemu, para que você possa testar e verificar suas mudanças. A imagem iso final ficará a disposição no diretório principal do Ubuntu-Builder na sua /home.

Obs: Se por acaso após as criação da imagem, quando você for testá-la aparecer na execução o erro /casper/vmliz: file not found, volte novamente na customização (não se preocupe em ter que refazer tudo novamente, ele armazena temporariamente as coisas para você) e no terminal oferecido pelo Ubuntu-Builder para a customização digite os seguintes comandos:

rm initrd.img vmlinuz
apt-get purge linux-image-* -qq -y
apt-get install linux-image-generic -qq -y

Por hoje é só galera. Boa customização para todos!

Site do projeto ubuntu-builder
Para download da versão corrente clique aqui.

E-mail para contato: ivanvalentimsantos@gmail.com










0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More