domingo, 28 de fevereiro de 2010

ubuntu é ubuntu essa é a questão

As vezes penso sobre o que eu estou fazendo no mundo .deb, é algum tipo de loucura não ser igual a todo mundo, usar um sistema para o que gente quiser e não ser apenas um carona indesejado? Sei lá não tenho certeza se algum dia fui feliz no windows, apenas usava e era um bom usuário, nunca paguei pra ninguém resolver qualquer parada em minhas maquinas, dai um dia eu descobri que licenças OEM do windows, tem limite de utilização, essa historia eu já contei no 1° post desse blog, o que estou falando é sobre a migração, realmente eu fiz algumas cacas no inicio, tendo perdido algumas vezes tudo o que havia no  hd, isso me ensinou a fazer um back-up completo por mês, comecei no velho kuruma, agora deitado em berço esplendido, tal qual um Arthur Pendragon, pronto a se levantar e salvar novamente a pátria, não sei por que lembrei do Morimoto samurai que é, no meio dessa maionese, o que quero dizer é que é possivel plenamente um usuário deixar a "segurança" pra lá de insegura do windows, se aventurando em meio a uma selva de ext3, ext4 e reiserFS, o que sei que todos devemos muito aos live cd's que são verdadeiros test drivers de liberdade, podemos muito mais do que esperar a microsoft corrigir bugs que tem quase a minha idade, sendo que no linux as coisas são muito mais rápidas, ainda vejo nas comunidades em que participo ou mesmo modero, usuários fazendo todo o tipo de asneiras em um sistema que não precisa quase de ajustes, tenho quase certeza que esses mesmos nunca ousariam ir tão longe no windows, por que? Windows nunca foi nem nunca será fácil, essa é a verdade perdida, enquanto a propaganda diz seven simplesmente fácil, procure livros ou revistas sobre como usa-lo e vai ver muitos e quase todas incompletos, por que? Outra coisa a solução padrão pra quase tudo no windows é a formatação, formata-se pra tudo desde vírus até unha encravada! No linux existem todas as soluções  possíveis deixando de lado apenas a formatação do sistema. Eu tenho o seven RC, aqui numa partição, posso garantir que o usei assim como fui um beta tester do office 2007 e agora do 2010, o que posso dizer o seven é muito melhor que qualquer windows que eu já usado, não é o caso dos novos offices, que a meu ver tiveram seu melhor momento com os offices 2000 e 2003,  também já usei alguns macs e são fantásticos, agora se quiserem ver um sistema operacional de verdade eu posso recomendar qualquer ubuntu ou variação do mesmo, hoje eu uso o lineduc, daqui de Duque de Caxias, pertinho da minha casa, o que ele fica devendo ao windows, nada, atualizações limpas e instalação de diversos programas de uma vez só, falta ainda dizer que o sistema todo pronto pra uso não custa nada e nem nunca vai custar e o mais importante não tem limite de uso nem formatação e se eu quiser posso dar uma cópia a qualquer pessoa que eu quiser sem ter que parar numa delegacia por causa disso!
viva o linux

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More