terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Linux o que falta para decolar:

estatísticas mais de 90% dos proprietários de pc não são nerds e usam o computador para navegar na internet produzir textos simples, ouvir músicas, assistir filmes e jogar. Portanto deveria ser esta a demanda a ser atendida, o problema a meu ver esta nos nerds, com suas explicações quase sempre confusas. Eu apesar de ser um fã do pingüim adoro um pacote .deb .bin e simplesmente tenho horror a coisas tipo é só abrir um terminal ...
Se quero um programa primeiro procuro no adicionar e remover programas se não tiver lá vou pra net buscar se não houver nenhum que seja auto executável, eu continuo a procurar, por exemplo: gosto de fazer uns filminhos no movie maker, pego minhas fotos e puxo umas músicas e coloco tudo junto, puxo a música prá cá, coloco outra por cima, mando gravar e pronto, no ubuntu até hoje eu não consegui fazer isso, tenho instalados os: kdenlive, kino, lives, mandvd, devede, pitivi e avidemux, o mais perto que consegui chegar foi num vídeo sem áudio, ou num áudio sem vídeo! Apesar de ter visto e lido em diversos sites, falarem que quase todos os citados acima sejam mais fáceis de usar que o movie maker confesso, que nessas horas, meu cérebro deve tirar alguns minutos de descanso, gente não sou devoto do tio bill, sou 99,99% Ubuntu, porém gostaria que o céu se abrisse e eu conseguisse produzir meus filminhos; em tempo, tenho usado o recurso de produzir pps e salvar a reprodução no gtk-RecordMyDesktop adicionando o áudio com o pytube, ou seja, é quase sair do Rio de Janeiro, pegar um avião para Brasília e depois de lá pegar um pra São Paulo, coisa que eu levaria 5 minutos, no movie maker e ainda poderia escolher outros formatos de gravação, acabo gastando algumas horas! Nerds do Brasil é hora de deixar de lado estes purismos, estas inconveniências de tornar o Linux um produto original e hermético, para aqueles que não nasceram na época da lei de reserva de mercado, o que vejo é extremamente semelhante, por que não copiar atalhos de teclado e configurações semelhantes, tipo clicar com botão direito do mouse e em: enviar para o pendrive, por que não? É pedir para cometer algum pecado? Se em diversos aspectos, o Linux fosse menos intransigente certamente teríamos muito mais usuários, não basta simplesmente obrigar o cidadão a comprar um computador popular com Linux, que muitas vezes acaba custando até mais caro que um com o Vista, passem nas lojas e confiram, pra ver se estou errado; passando o comprador por esta peneira, ao chegar em casa ele que talvez nunca tenha tido acesso há um computador, ou mesmo que tenha tido, pode ter sido minimo, o desafio começa quando ele liga o computador fantástico que comprou, um computador imune a vírus, 100% seguro e descobre, que isso deve ser devido a impossibilidade de conectar na internet, ai entra o maior inimigo do Linux, o amigo que entende de computador, que por R$10,00 livra o computador dessa praga do Linux e coloca um windows pirata, instala um antivírus também pirata e coloca os codecs pra poder ver filmes e ouvir mp3, quando na verdade era simplesmente preciso, configurar de fábrica o acesso a internet, o resto aos poucos o próprio usuário, iria perceber, em tempo, hoje uso o ubuntu, porém usei o kurumin 7, foi onde comecei, usei o mandriva antes do ubuntu, na verdade instalei duas vezes e apesar de usar linux por um ano, não consegui conectar no velox com ele, coisa que no ubuntu eu achei fácil, talvez por isso esteja ainda no ubuntu, nunca tive amores pelo word, este eu já havia deixado de lado desde 2002, com as primeiras versões do openoffice e do easyoffice, e sempre me surpreendo ao dizer que o linux é mais fácil que o windows, as pessoas em sua maioria absoluta apesar de nunca terem visto sequer uma tela de qualquer linux que seja, sempre se referem ao temível terminal! (também estou neste coro) apesar de não deixar que as pessoas saibam disto, proponho que usem o meu computador, que naveguem na internet nele que ouçam músicas nele e assistam dvd's, coisas que são mais fáceis que no windows, pendrives, mp3, mp4 e ipod's então nem se falam. Em sua maioria tenho respostas bem parecidas e sempre estranhas tipo a barra iniciar é diferente os programas estão fora de ordem, cadê o atalho pros meus documentos, minhas músicas e assim vai... Só pra concluir, nenhuma de minhas cobaias deixou de conseguir de entrar na internet, msn e digitar documentos do word mesmo não tendo internet explorer,msn e word instalado, ou seja, o bloqueio ao linux é uma lenda urbana que cada um de nós criou e sustenta ferreamente! Principalmente aos nerds, dedico uma frase, para que o mal venca basta ao bem não fazer nada!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More